Veja quais são os principais sintomas de doença dentária canina e felina

A saúde bucal é uma parte muito importante da saúde do seu cão ou gato. Problemas dentais podem causar (ou ser causados por) outros problemas de saúde e por isso é importante estar atento para poder identificar os sintomas. Para verificar se há sinais de doença e antecipar tratamentos é necessário que os dentes e gengivas do seu pet sejam checados pelo menos duas vez por ano por um veterinário.

Principais Sintomas de Doenças Bucais em cães e gatos

Se você notar qualquer um dos sinais elencados abaixo, leve seu o seu bichinho ao veterinário o quanto antes. Isso ajudará a identificar doenças prematuramente e manter a saúde bucal em dia.

  • Mal hálito;
  • Perda ou quebra de dentes;
  • Dentes extras ou dentes de leite retidos;
  • Dentes descoloridos ou cobertos por tártaro;
  • Babar, cuspir ou deixar cair comida em excesso durante a alimentação;
    Falta de apetite ou recusa a comer;
  • Dor ou sensibilidade ao redor da boca;
  • Sangramentos na boca;
  • Inchaço nas áreas ao redor da boca.

Principais Causas de Doenças Bucais em cães e gatos

Doenças periodontais (doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte e sustentação dos dentes) são as mais comuns entre cães e gatos. Até os 03 anos, é bastante provável que seu pet apresente algum sintoma desta doença, que poderá piorar ao longo da vida se o tratamento dentário não for feito corretamente em casa e com acompanhamento de um veterinário. Doenças periodontais afetam não apenas a boca do pet, como podem estar associadas a doenças nos rins, fígado e coração.

Essas doenças se iniciam com placas nos dentes que evoluem para o tártaro. As camadas de tártaro que se concentram próximas ou acima das gengivas são mais facilmente tratáveis, mas se atingem a linha abaixo da gengiva pode ser extremamente danosa e iniciar um quadro de infecção e danos à mandíbula e tecidos que conectam os dentes à mandíbula. Segundo a AMVMA as doenças periodontais podem ser classificadas em diferentes graus, sendo 0 (zero) o normal e 4 (quatro) o grau mais severo.

O tratamento desta doença envolve limpezas profissionais feitas pelo veterinário e, quando necessário, exames por imagem como o raio x, para determinar o grau de severidade.

Outras doenças também podem estar associadas a doenças bucais: infecção dentária, cistos ou tumores na boca, mordida desalinhada, fraturas na mandíbula, má formação no palato.

Consulte um veterinário. Faça um Seguro Saúde PET!

Post editado | Fonte: AMVMA – American Veterinary Medical Association (As informações deste post são baseadas em artigos da AMVMA)

Enfermidades corriqueiras ou pequenos acidentes podem acontecer a qualquer momento. Nessas horas, contar com um cuidado rápido e qualificado é fundamental. Temos planos de Seguro Saúde para pets que cobrem consultas, exames, vacinas, procedimentos ambulatoriais, incluindo urgências e emergências.

Não perca tempo! Faça hoje mesmo o seguro saúde do seu bichinho!

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *