
Veja quais são os principais sintomas de doença dentária canina e felina
A saúde bucal é uma parte muito importante da saúde do seu cão ou gato. Problemas dentais podem causar (ou ser causados por) outros problemas de saúde e por isso é importante estar atento para poder identificar os sintomas. Para verificar se há sinais de doença e antecipar tratamentos é necessário que os dentes e gengivas do seu pet sejam checados pelo menos duas vez por ano por um veterinário.
Principais Sintomas de Doenças Bucais em cães e gatos
Se você notar qualquer um dos sinais elencados abaixo, leve seu o seu bichinho ao veterinário o quanto antes. Isso ajudará a identificar doenças prematuramente e manter a saúde bucal em dia.
- Mal hálito;
- Perda ou quebra de dentes;
- Dentes extras ou dentes de leite retidos;
- Dentes descoloridos ou cobertos por tártaro;
- Babar, cuspir ou deixar cair comida em excesso durante a alimentação;
Falta de apetite ou recusa a comer; - Dor ou sensibilidade ao redor da boca;
- Sangramentos na boca;
- Inchaço nas áreas ao redor da boca.
Principais Causas de Doenças Bucais em cães e gatos
Doenças periodontais (doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte e sustentação dos dentes) são as mais comuns entre cães e gatos. Até os 03 anos, é bastante provável que seu pet apresente algum sintoma desta doença, que poderá piorar ao longo da vida se o tratamento dentário não for feito corretamente em casa e com acompanhamento de um veterinário. Doenças periodontais afetam não apenas a boca do pet, como podem estar associadas a doenças nos rins, fígado e coração.
Essas doenças se iniciam com placas nos dentes que evoluem para o tártaro. As camadas de tártaro que se concentram próximas ou acima das gengivas são mais facilmente tratáveis, mas se atingem a linha abaixo da gengiva pode ser extremamente danosa e iniciar um quadro de infecção e danos à mandíbula e tecidos que conectam os dentes à mandíbula. Segundo a AMVMA as doenças periodontais podem ser classificadas em diferentes graus, sendo 0 (zero) o normal e 4 (quatro) o grau mais severo.
O tratamento desta doença envolve limpezas profissionais feitas pelo veterinário e, quando necessário, exames por imagem como o raio x, para determinar o grau de severidade.
Outras doenças também podem estar associadas a doenças bucais: infecção dentária, cistos ou tumores na boca, mordida desalinhada, fraturas na mandíbula, má formação no palato.
Consulte um veterinário. Faça um Seguro Saúde PET!
Post editado | Fonte: AMVMA – American Veterinary Medical Association (As informações deste post são baseadas em artigos da AMVMA)
Enfermidades corriqueiras ou pequenos acidentes podem acontecer a qualquer momento. Nessas horas, contar com um cuidado rápido e qualificado é fundamental. Temos planos de Seguro Saúde para pets que cobrem consultas, exames, vacinas, procedimentos ambulatoriais, incluindo urgências e emergências.
Não perca tempo! Faça hoje mesmo o seguro saúde do seu bichinho!
[av_button label=’Peça uma cotação’ link=’manually,http://www.fatuscorretora.com.br/cotacao-seguro-pessoas/’ link_target=’http://www.fatuscorretora.com.br/cotacao-seguro-pessoas/’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’custom’ custom_bg=’#6f98d1′ custom_font=’#ffffff’]
Leave Comment